Representantes de Centrais Sindicais e Sindicatos de aposentados se reuniram nesta terça (28) com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Ronaldo Nogueira (Trabalho), no Palácio do Planalto, a fim de debater a reforma da previdência e os impactos para os trabalhadores.
O Dieese apresentou um diagnóstico do setor, que contesta a proposta do governo de adotar idade mínima para a aposentadoria e regras de transição, tirando direitos.
“O governo insiste em colocar como déficit da Previdência números da saúde, aposentadoria rural e de servidores. Nós não concordamos com esse método e queremos aprofundar o trabalho, para trazer mais transparência ao processo”, afirmou à Agência Sindical Juvenal Pedro Cim, secretário de finanças da CSB.
As Centrais sugeriram que seja criado um grupo técnico, incluindo as Confederações patronais, o Dieese (representando as centrais), o INSS e o legislativo. O grupo subsidiará a reforma.
GT – O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), destacou que houve “dissensos” no Grupo de Trabalho criado em maio. “Não vamos aceitar que o governo retire direitos dos trabalhadores”, destaca.
Mais informações: sites das Centrais
Fonte: Agência Sindical